"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP”, eu, Antônio Filipak, amplio as discussões, também é importante conhecer os artistas do seu bairro, da terra, o seu vizinho, só assim compreenderemos quem faz esse país.
Os professores tem um papel fundamental neste entendimento, além de priorizar a linguagem científica e discursiva, é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual, são eles, no setor público, os grandes incentivadores das classes menos favorecidas. Hoje está mais do que provado o domínio da linguagem, nos computadores, na televisão um mundo de imagens. A sociedade, dominada pelo vocabulário, tem ânsia de conhecer e reconhecer seus valores e esse é o papel do poder público.
A Galeria de Arte, Mauro Azeredo da Casa da Cultura de Nova Iguaçu, é um divisor está cumprindo o seu papel, apresentando a sociedade os artistas que á faz existir. 240 crianças de variadas idades, da Escola Pública Profª Isabel S.S. Mello localizada no Bairro K11 no centro do município, tiveram a oportunidade de visitar a exposição “O Universo Feminino nas Artes” e todas exercendo o seu papel de pequenos cidadãos, demonstraram interesse, fizeram perguntas e muitas delas, quando perguntadas quem delas gostavam de desenhar, levantaram as mãos. Mais parecia um clamor: “Bem, estamos aqui, por favor, olhem por mim !!!”. Abril uma nova exposição de artistas locais é esperar e conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário