Assessoria de Conteúdo Cultural

quinta-feira, 29 de março de 2012

Victor Loureiro no Centro Cultural do Patronato

“Sua bundinha

Deixou na areia

A forma exata

De um coração”

! (Mário Quintana, “Preparativos de Viagem”, pg 137)

Sentei... a ouvir poemas, que por alguns minutos, após lidos eram atirados na plateia em aviãozinho de papel (ao sentar recebi o poema acima). Victor Loureiro, em conversa sobre o ofício do verso – “O Poder da Criação”, pilotava acompanhado pela aeromoça e esposa, poesias suas e de diversos outros autores.

Uma noite, que poderia ser como tantas outras, se não fosse à palavra do poeta em suas narrativas que deixaram a plateia, que por sinal seleto, absorvido em uma viagem sem volta. Os responsáveis pelo Centro, Borghi e Moraes, garantiram mais escritores da região.

Estarei no acento com bilhete, passaporte para mais uma boa viagem !

quinta-feira, 22 de março de 2012

Lançamento do livro "Artistas Plásticos Nilopolitanos"

Em grande estilo e salão concorrido marcaram a noite do dia 22 de março de 2012, no Salão Nobre do Centro de Eventos de Nilópolis. Lá, o anfitrião – para selecionar um, já que me senti muito bem recebido. São muitos os amigos – o Secretário de Cultura Augusto Vargas deu as boas vindas, a mais um grande projeto, o lançamento do livro “Artistas Plásticos de Nilópolis”.

Diversas autoridades estavam presentes ao evento. Mas, vamos referenciar as estrelas da noite – como bem grifou o prefeito Sérgio Sessim - são eles: Homenagens póstumas a Willy Voigt e aos artistas Eny Varella, Vilma Machado, Mazzin Mazamba (foto), Lillian Cristina, Ney Sayão e D. Zito “que com as suas trajetórias, técnicas variadas e estilos diferentes, refletem a alma de nosso povo...” palavras de Augusto Vargas.

O livro “Artistas Plásticos de Nilópolis” retoma uma discussão que menciono em meu livro, “Releitura” sobre a minha trajetória artística, lançado em 2007. “Um povo sem história, escolas sem livros, crianças sem identidade! O conhecimento é um direito da sociedade, é o alimento da alma...”. A publicação examina, assinalando importantes artistas da região levando a informação ao povo Nilopolitano. Na foto: Personalidades da cultura da Baixada Fluminense e um dos grandes homenageados a minha esquerda, o amigo artista plástico Mazzin Mazamba.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Alunos da Escola Pública Visitam a Galeria de Arte Mauro Azeredo

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP”, eu, Antônio Filipak, amplio as discussões, também é importante conhecer os artistas do seu bairro, da terra, o seu vizinho, só assim compreenderemos quem faz esse país.

Os professores tem um papel fundamental neste entendimento, além de priorizar a linguagem científica e discursiva, é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual, são eles, no setor público, os grandes incentivadores das classes menos favorecidas. Hoje está mais do que provado o domínio da linguagem, nos computadores, na televisão um mundo de imagens. A sociedade, dominada pelo vocabulário, tem ânsia de conhecer e reconhecer seus valores e esse é o papel do poder público.

A Galeria de Arte, Mauro Azeredo da Casa da Cultura de Nova Iguaçu, é um divisor está cumprindo o seu papel, apresentando a sociedade os artistas que á faz existir. 240 crianças de variadas idades, da Escola Pública Profª Isabel S.S. Mello localizada no Bairro K11 no centro do município, tiveram a oportunidade de visitar a exposição “O Universo Feminino nas Artes” e todas exercendo o seu papel de pequenos cidadãos, demonstraram interesse, fizeram perguntas e muitas delas, quando perguntadas quem delas gostavam de desenhar, levantaram as mãos. Mais parecia um clamor: “Bem, estamos aqui, por favor, olhem por mim !!!”. Abril uma nova exposição de artistas locais é esperar e conferir.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Artistas do Evento "O Universo Feminino Nas Artes"

Mais de 100 pessoas prestigiaram a abertura do evento, sobre o “Dia Internacional da Mulher” organizado pelo Curador e Subsecretário da SEMCTUR, Antônio Filipak, para marcar a data do “Dia Internacional da Mulher”. Nove artistas iguaçuanas mostraram o seu universo artístico em diversas linguagens, representando visualmente as artes plásticas da região.

Na abertura e fazendo fundo musical durante todo evento, o "Quarteto Sonata" com músicas que recepcionaram os visitantes.

Mantendo o princípio da SEMCTUR de valorizar os artistas iguaçuanos e da formação de plateia, alunos da rede pública estiveram presentes ao evento e ficaram encantados em saber do potencial da região na área artística, alguns comentaram a importância dos artistas visitarem as escolas do município, "só assim entendemos melhor a nossa realidade através da visão de pessoas como nós que vivem as nossas realidades".

A exposição fica até o dia 30 de abril das 9 às 18 horas.


segunda-feira, 5 de março de 2012

"O Universo Feminino nas Artes"

“É a coisa mais linda que eu já vi passar”... Olhares se perdem nas curvas da bela mulher brasileira, miscigenada e encantadora. Brasilidade em suas nuanças de cor, cheiro e sabor. Um caldeirão “moreno”, que requebra no balanço inflamado de seus movimentos. Em pleno século XXI, uma mulher engajada e de sugestiva feminilidade.

Já no final do século XIX, tais movimentos feministas, reivindicavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. Em 1857, atinge o seu ápice. Operárias de uma fábrica de tecido em Nova Iorque cruzaram os braços por melhorias nas condições de trabalho. Trancafiadas mais de cem morreram carbonizadas. Mas, foi somente no século XX, que a ONU, em 1975, através de um decreto oficializa o 8 de março como o “Dia Internacional da Mulher”, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas. Hoje, temas relacionados às discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, em muitos países, são debatidos.

Em várias cidades do mundo acontecem manifestações e a galeria de arte 1 “Mauro Azeredo”, da Casa de Cultura de Nova Iguaçu, propõe uma reflexão sobre “O Universo Feminino Nas Artes”. Nove artistas, mulheres da região, mostram nas artes visuais o íntimo de suas relações com o mundo.

Sem me prender nas minúcias, (deixo para o “olhar” dos visitantes) uma questão desafia a leitura no conjunto das obras expostas. O quanto as variações de linguagens e níveis de sensibilidade, definem a luta por um lugar próprio, além da destreza no manuseio da técnica, evidência de uma obstinada disciplina.

Liberdade e comprometimento, caminhos de uma era, que serve de alerta, nas relações humanas.

Antônio Filipak/Curador da Mostra

O Universo Feminino Nas Artes

Abertura dia 08 com apresentação do “QUARTETO SONATA” às 19 h.

Visitação da exposição até o dia 30 de março das 9 h às 18 h.

Exposição fotográfica “MULHERES DA CULTURA IGUAÇUANA”

Abertura dia 08. Visitação até o dia 29 de março.

Local: TOP SHOPPING/2º piso.

CASA DE CULTURA DE NOVA IGUAÇU

Rua Getúlio Vargas 51, Centro, Nova Iguaçu/RJ