Assessoria de Conteúdo Cultural

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O “Carnaval da União”, em Nova Iguaçu, Encerra com Chave de Ouro!



Foram quatro dias sem nenhum incidente. Quinze escolas de samba, vários blocos e escolas convidadas desfilaram abrilhantando os sonhos de um público animado e orgulhoso de ser iguaçuano. “Nova Iguaçu é o segundo melhor carnaval do Rio de Janeiro” declarou a dona de casa, Maria Isabel de Tinguá, que em outros anos viajava para festejar o carnaval em outras cidades. Entusiasmada salientou: “... o quanto é importante o morador iguaçuano prestigiar os eventos que são realizados com tanta dedicação”.

Mais de 400 funcionários da Prefeitura trabalharam na limpeza, organização, fiscalização, segurança e manutenção do carnaval. O evento contou, também, com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Municipal, do Departamento de Ordem Urbana e da Secretaria Municipal de Saúde.

A “Corte Momesca” formada pelo Rei Momo, Roberto Ramos; Rainha do Carnaval, Graciane Pinheiro; 1ª Princesa, Vanessa de Jesus; 2ª Princesa, Marilene Norato; Miss Simpatia, Helen dos Santos; e pelo Cidadão Samba, Marcelo Miranda deram a graça em todos os dias de espetáculo na Via Light, além de visitarem os 18 bairros levando alegria aos foliões.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Nova Iguaçu em Ritmo de Carnaval.















4 dias de festa tomam conta da Via Ligth. Começou no sábado, às 17h, com uma caminhada da Confederação Nacional dos Candomblés de Angola e só termina na madrugada do dia 21, com o Bloco Águia Dourada. Além dos desfiles no Centro, a folia vai acontecer em 18 bairros, com apresentações de bandas, blocos e DJ’s. São eles: KM 32, Cabuçu, Comendador Soares ,Austin,Cerâmica , Jardim Tropical, Miguel Couto, Santa Rita, Tinguá, Vila de Cava, Carmari, Jardim Alvorada, Cacuia, Jardim Iguaçu, Boa Esperança , Jardim Laranjeiras, Viga e Jardim Paraíso.

Mais de 400 funcionários da Prefeitura trabalham na limpeza, organização, fiscalização, segurança e manutenção do carnaval. O evento contará também com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Municipal, do Departamento de Ordem Urbana e da Secretaria Municipal de Saúde.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Nova Coordenadora da Igualdade Racial - COPIR - em Nova Iguaçu

Rosângela Azevedo, conhecida como “Tia Rosa”, é a mais nova Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial (Copir). Em sua posse declarou que pretende dar continuidade ao grupo de trabalho Quilombar, responsável pela implementação, acompanhamento, avaliação e registros das ações a serem desenvolvidas em relação ao resgate e preservação da história, memória e cultura do povo negro e população remanescente da cidade de Nova Iguaçu. “Não vamos deixar o que nossos companheiros anteriores fizeram de lado”, frisou.

A Copir é uma ramificação da SEMCTUR – Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu juntas irão implementar o Plano Municipal de Cultura Racial, que seguirá as diretrizes do Estatuto Nacional da Igualdade Racial, além do fortalecimento do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Negros (Condedine).

“Agradeço à prefeita Sheila Gama pela confiança. Há mais de 30 anos luto pelas causas em favor da igualdade racial aqui em Nova Iguaçu e sempre acompanhei o trabalho da Coppir. Esta oportunidade é o reconhecimento pelo meu empenho e dedicação”, finalizou “Tia Rosa” que já iniciou os trabalhos em seu mais novo cargo.

sábado, 11 de fevereiro de 2012


Os primeiros passos para o carnaval do Rio/2012. O bloco da SAARA. Esse ano o enredo de fácil registro fala do “Projeto Saara: a Realidade de um Sonho”, a letra propõe a capacitação de um dos maiores centros comerciais da América Latina.

“ANTIGAS TRADIÇÕES
DE OUTRAS NAÇÕES
NUM SÓ LUGAR
COMÉRCIO E A FIGURA DO MASCATE
MUDARAM O COMÉRCIO DA CIDADE.
MAS SURGE UM NOVO TEMPO
QUE UM HOMEM IDEALIZOU
O SHOPPING A CÉU ABERTO,
A MODERNIDADE
PREFEITURA E A SAARA
VAI VIRAR E REALIDADE.

Antônio Filipak, Luiz Antônio Bap (Presidente do Bloco) e a 1ª Princesa e uma multidão acompanharam o bloco nas vielas da Saara encantando os foliões exaltando alegria por onde passava.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

“É com imenso entusiasmo que avalio o evento “Artiguassú” em números de visitantes e repercussão da proposta. Estamos criando um formato diferenciado para as artes visuais valorizando, não só os artistas de Nova Iguaçu, mas, também os artistas da Baixada Fluminense, elevando a autoestima de uma população tão carente de mostras de arte”.

“O sucesso das exposições, que serão organizadas na galeria 1 "Mauro Azeredo", contribuirão para um novo olhar na cultura das artes plásticas. É preciso levar em consideração os anos de escassez de significativas exposições na galeria e o mais importante, agora, com a sistemática de eventos iremos gerar um público fiel, um dos grandes alvos para o ano de 2012”. Antônio Filipak curador da mostra.
Um novo rumo “Uma Nova Iguaçu Cultural”, logo após o carnaval.

Uma Nova Iguaçu Cultural: A prefeita Sheila Gama Assina Decreto Criando o Ce...

Uma Nova Iguaçu Cultural: A prefeita Sheila Gama Assina Decreto Criando o Ce...: “O Centro de Memória de Nova Iguaçu nasce para abrigar coleções raras de personalidades iguaçuanas. É um centro documental com intuito de re...

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Valores da Região: "Nova Iguaçu Futebol Clube"


Em primeiro lugar, parabéns pelo belíssimo trabalho realizado pelo Nova Iguaçu Futebol Clube. Mas, preciso fazer algumas ressalvas, que no meu entendimento só vem a contribuir com a autoestima da região.
O último jogo, NOVA IGUAÇU x Flamengo (Por sinal os meus dois times de coração) em 2011. O comentarista da rede Globo de televisão, Luiz Roberto, fazendo uma apresentação do Clube, não tinha uma explicação cabível para a camisa laranja, a única encontrada por ele foi com o carrossel Holandês, sem desmerecer o fantástico time de 1974 regido pelo Johann Cruyff.

Fiquei abismado com a falta de assistência, aí já não sei de quem é a culpa, de informações a respeito da nossa “cidade perfume”. Nova Iguaçu no início do século passado, na década de 30, foi o maior exportador de laranja, caixotes e mais caixotes saíam de barracões do entorno da estrada de ferro, uma das primeiras do Brasil, por sinal, para o porto do Rio de Janeiro via Europa. Além de outros ricos acervos históricos que deveriam nutrir os comunicadores em geral: imprensa escrita e falada de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e Brasil.

Outros jogos, comentado pelo mesmo locutor, em cidades vizinhas e outros países a informação, acerca do clube anfitrião, chegam até os nossos ouvidos com maior critério de qualidade valorizando a cidade e o País.
Onde está a falha, na assessoria de comunicação do Laranjão ou na displicência do sistema Globo de comunicação. Vamos mudar esse quadro a região merece mais respeito e os comunicadores tem a obrigação, principalmente os iguaçuanos, de contribuir com informação de valor e as assessorias de comunicação pesquisar e informar a sociedade brasileira, já que o alcance das transmissões é a grande estratégia.