Assessoria de Conteúdo Cultural

sábado, 14 de julho de 2012

Dia do Rock na Praça Santos Dumont em Nova Iguaçu




           O projeto Cultura na Praça, reinaugurada pela prefeitura de Nova Iguaçu, traz a Praça Santos Dumont, a partir das 10 horas da manhã, diversas bandas de Rock para comemorar o dia mundial do rock instituído em 13 de julho de 1985, quando Bob Geldof organizou um festival chamado Live Aid com objetivo de exterminar a fome na Etiópia. O evento será comemorado hoje, dia 14 de julho. Entre as bandas que irão se apresentar estão: Café Tormenta, Delta 29, Old Sound, Netos de Dona Neves, Peter Dressen, Over Now, Dona Célia, Karamujus, Bom Jovi, RJ Tributo e T-Remoto.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Encontro na Fazenda São Bernardino paralela a Festa do aipim



          A Fazenda São Bernardino foi palco da abertura da Festa do Aipim com apresentações folclóricas e iguarias apresentadas pela comunidade. Os visitantes perceberam modificações. Já no percurso, a estrada que dá acesso a Tinguá, possibilitará uma viagem tranqüila e com segurança é que ela foi toda iluminada, o que deixa a festa ainda mais brilhante. A expectativa é que aproximadamente 70 mil pessoas passem pelo local durante os dias de festa. A entrada é franca.
                A 8ª edição da Festa do Aipim, que acontece entre os dias 12 e 15 de julho, no largo de Tinguá, entra oficialmente no calendário turístico do Estado. Acaba de ser aprovado o projeto de lei na assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, de autoria da deputada estadual Rosangela Gomes.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

4ª COLETIVA NA GALERIA MAURO AZEREDO DA CASA DE CULTURA DE NOVA IGUAÇU


Autores da Baixada Fluminense na Feira do Livro em Nova Iguaçu

Add caption

Autores, expositores. Amigos, afins.
A importância da participação visando atuais e futuros leitores.
Precisamos, sempre, alimentar este processo, lento, mas que caminha passo a passo.
Nós, autores, peças fundamentais de uma longa e eterna paixão, avistamos dias melhores e assim acreditamos numa cultura de ações concretas.
Escritores, Artistas Plásticos, Músicos, Bailarinos, Atores são parte integrantes do sistema, imprescindíveis para uma sociedade justa na plenitude das mais básicas realizações sócio-educacionais.

terça-feira, 3 de julho de 2012

A B S T R A C I O N I S M O 2ª Quinzena de Julho


         O abstracionismo tem o seu apogeu nas vanguardas europeias no início do século XX. Cem anos se passaram e podemos garantir, ainda hoje, uma arte de pura expressão inspirada no inconsciente de uma arte de pura intuição. Entre as maiores referências está à pintura expressionista, avançando em duas outras escolas: o cubismo e o futurismo, sendo assim, podem dividir-se entre o abstrato informal e o geométrico. As duas referências estão bem representadas na coletiva dos artistas: Adria DiPaula, Daruich Hilal, Eduardo Souza, Henrique Lemos, Luiz Papa e Zé Ronaldo.
        É bom destacar a importância da coletiva, que esmera valores individuais de pura beleza interior, no momento em que se discutem formas sustentáveis de olhar o Mundo. O abstracionismo se abstém da real representação da realidade levando o expectador uma viagem de puro lirismo. O que nos leva a refletir, ainda mais sobre a nossa realidade em questão.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Intelectuais e artistas presentes a Missa de 7º dia do Historiador e Professor Ney Alberto


Intelectuais e artistas presentes a Missa de 7º dia do Professor Ney Alberto na Igreja de São Jorge e Fátima no centro de Nova Iguaçu.

Várias autoridades como a prefeita Sheila Gama e a secretária de Educação Sandra Gusmão, empresários, artistas, políticos, historiadores e amigos de vários municípios da Baixada Fluminense lotaram a igreja. O padre Davenir destacou algumas passagens colocando, com muito mérito, a importância do homem e seus estudos para a vida dos moradores da cidade.

O maior legado deixado pelo historiador foi a sua incansável luta em preservar a história de Nova Iguaçu e da Baixada Fluminense. O último dos baluartes. Nós atuais pesquisadores, cada um em uma área específica, discutíamos meios de continuar sua luta. O resultado, unanime, continua sendo a restauração, em moldes atuais, da Fazenda São Bernardino como “marco” de chegada a Tinguá (Iguassú Velha).
 Pintura das Ruínas da Fazenda São Bernardino de Antônio Filipak