Assessoria de Conteúdo Cultural

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Programação da Semana da Cultura e Arte no Rotary Club de Nova Iguaçu

Em reunião plenária, do Rotary Club de Nova Iguaçu, o rotariano Antônio Filipak, atual subsecretário de Cultura de Nova Iguaçu, fez um relato das comemorações do aniversário dos 179 anos do Município e da Semana da Cultura. Falou sobre a importância da celebração da Missa no dia 15, realizada por Dom Luciano Bergamin, na Fazenda São Bernardino e do início da Semana da Cultura e Arte.

Em formato de agenda falou da inauguração das exposições “Retrato de Uma Cidade em seus 179 Anos” e do lançamento do projeto “Conexão Cultural” com o professor e escritor Paulinho do Leopoldo ambos no Top Shopping. Destacou a programação na Casa da Cultura, em primeiro lugar, o Decreto assinado pela prefeita Sheila Gama institucionalizando a Casa de Cultura, reconhecendo a sua existência desde 2004, além das homenagens às personalidades iguaçuanas dando nome aos espaços internos, logo em seguida da mostra de filmes de autores da região no Teatro Sylvio Monteiro, além da Galeria de Arte com a exposição “Artiguassú” e do “Espaço dos Escritores”. Encerrando falou da criação do “Centro de Memória” e das reflexões sobre o “Plano Municipal de Cultura” com representantes do Ministério da Cultura.

A prefeita Sheila Gama Assina Decreto Criando o Centro de Memória de Nova Iguaçu

“O Centro de Memória de Nova Iguaçu nasce para abrigar coleções raras de personalidades iguaçuanas. É um centro documental com intuito de reunir e proteger o acervo composto por importantes obras relacionadas do município de Nova Iguaçu” enfatiza Antônio Filipak que vai fazer uma doação, em breve, de material específico das artes plásticas com foco na história da região.

Os acervos serão disponibilizados para os interessados, estudantes e publico em geral. O acesso é gratuito a história passada e atual dos agentes que fizeram e fazem a cultura do Município.

O primeiro material foi do professor e escritor, Paulinho do Leopoldo. Ele já separou vídeos para a doação. “São imagens de 1948, 1950 e 1955, que muito irão contribuir para entendermos ainda mais a história da cidade. Nova Iguaçu precisava de um Centro Memória como este”, encerrou. Outros autores preparam material para o acervo como o poeta e escritor Moduan Matus.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Exposição Coletiva “ARTIGUASSÚ”


"A partir do olhar dos artistas iguaçuanos e de outros municípios da Baixada Fluminense a coletiva, “ARTIGUASSÚ”, propõe a valorização das belezas naturais, as peculiaridades históricas e cotidianas da região" palavras do Subsecretário de Cultura e curador do evento, Antônio Filipak, que ainda acrescenta... "o nome “Artiguassú” surgiu de uma necessidade clara de valorizar as nossas raízes e o Patrimônio Histórico e Cultural do Município mãe Nova Iguaçu e assim serão os outros eventos, em que, solicitado a assinar a curadoria, estarei montando na galeria 1 "Mauro Azeredo" para 2012". Encantada com os trabalhos expostos a prefeita expressou a sua admiração: “É uma exposição belíssima que mostra as riquezas naturais e o patrimônio histórico de Nova Iguaçu, cada artista com a sua linguagem conseguiu traduzir um pouco da nossa cidade”, ressaltou a prefeita Sheila Gama.

Os 7 artistas: Ailton José, Antônio Filipak, Fábio Macedo e Orlando Rafael representando Nova Iguaçu, além dos artistas convidados Deneir de Magé, D.Zito de Nilópolis e Noeli Rocha de Mesquita expressam com liberdade de criação, o conceito do “Artiguassú”, em diversas linguagens.

A galeria 1, de nome “Mauro Azeredo”, homenagem pós-toma ao gravador e desenhista iguaçuano, vem confirmar a política de valorização dos artistas locais pela Semctur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu) para o setor das artes plásticas em 2012.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Missa na Fazenda São Bernardino dos 179 Anos de Nova Iguaçu


A Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu comemorou os 179 anos na Fazenda São Bernardino, em Vila de Cava no domingo dia 15. O ponto alto do evento foi à celebração da Missa, pelo Bispo Dom Luciano Bergamin. O evento contou com a participação do público local e de autoridades.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo lançou o Projeto Identificando nossa História, com a colocação junto a Fazenda São Bernardino de um grande pórtico com a foto original da fazenda e uma pequena descrição de sua historia. "Estamos comemorando este aniversário com um resgate da história de Nova Iguaçu, que é riquíssima. São 179 anos de lutas e conquistas de um povo maravilhoso, batalhador e solidário. O povo de Nova Iguaçu merece nosso carinho, respeito e amor", disse Sheila Gama.

O Projeto “A Nova Iguaçu Histórica” surgiu em visita à Reserva Biológica do Tinguá, no início da década de 80, revelando em pinturas as belezas naturais, as construções históricas e o atual estado da Velha Iguassú.

“CAMINHOS” é o título do livro e do filme que será lançado 2012. Assim, contribuo ao que hoje entendo como uma grande viagem embrenhando-me nos solos de um passado pouco explorado, aos atuais registros que apresentarei às novas gerações.

Ruínas da Fazenda São Bernardino: Pintura de Antônio Filipak

Parabéns Nova Iguaçu pelos seus 179 Anos. Parabéns a todos que estão envolvidos na realização dos festejos de aniversário do município e na realização das comemorações utilizando como cenário a fazenda São Bernardino para a relaização da "Missa Campal" dia 15 as 10 horas em "Iguassú Velho" atual Vila de Cava

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

“20 anos do Desmaio Público” na Casa de Cultura de Nova Iguaçu

“20 anos se passaram, ainda lembro-me dos primeiros fanzines, poemas xerografados que em 1991 davam o tom das letras em bares, restaurantes ganhando as ruas uma enxurrada de textos ilustrando a vida dos transeuntes” declarou Antônio Filipak.

O Desmaio Públiko escreveu a história dos anos 90 em suas páginas editadas semanalmente, levando tanta poesia para fora das gavetas. Divulgando e descobrindo novos talentos e reafirmando tantos outros.

O evento de comemoração dos 20 anos foi um resgate com a participação de diversos nomes da literatura da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro. Obrigado César Ray, Eudes Pestana e a todos que ilustram nosso imaginário.